sexta-feira, 18 de julho de 2008

(Estrada Real 2008) Dia 01: Diamantina

Às 11h, depois de três paradas, frio e farofa, em um ônibus velho e sem água, chegamos à Diamantina. A primeira coisa a fazer foi ligar nas varias pousadas, até resolvermos ficar no Hotel JK, que ficava exatamente em frente da rodoviária.

Catedral Metropolitana de DiamantinaDepois de instalados, tomamos um merecido banho e descemos até o Centro Histórico para comer. Almoçamos no Restaurante Casa Velha e a comida era tão boa quanto o preço. Após o almoço, aproveitando que estávamos lá embaixo, fomos visitar a Catedral Metropolitana (foto), cuja fachada é simples e imponente, mas o interior não muito impressionante; o Museu do Diamante (R$1/estudante) e o Centro de Atendimento ao Turista, onde pegamos folhetos e mapas.

Fomos também conhecer a prefeitura (antiga Casa do Intendente) e fomos à Associação de Guias de Turismo para ver preços de guia. Pediram R$80 para nos levar até parte do Caminho dos Escravos, o Morro do Cruzeiro e a Gruta do Salitre. Como achamos caro, prestei atenção nas explicações para ir por nossa conta no dia seguinte.

Visitamos ainda a impressionante Igreja de São Francisco de Assis (R$2/pessoa), em estilo rococó, que era utilizada pelos “brancos pobres”; a Casa da Glória, antigo convento e orfanato do séc. XVIII; e a Igreja do Carmo, que não pudemos ver devidamente, pois estava em horário de missa. No cair da noite, comemos no Café Mineiro e tomamos um chopp no A Baiúca, e essa foi a “refeição” mais cara em Diamantina (quase R$15).

À noite, fomos ao hotel para colocar roupa de frio (estava realmente frio à noite) e depois jantamos um “Mixidão” (R$7 para 2 pessoas) no Restaurante Si.Si.Si. Andamos mais um pouco pela parte histórica de Diamantina na esperança de conseguir visitar mais alguma coisa, mas já estava tudo fechado. Resolvemos ir dormir às 22h, já que toda a cidade parecia estar fazendo o mesmo há horas!

Informações locais:
  • Hotel JK: Largo Dom João, 135 - Tel: (38) 3531-1142 - (R$40/casal)
  • Rest. Casa Velha: R. Direita, 106 - Tel: (38) 3531-3538 - (R$13/Kg)