sábado, 19 de julho de 2008

(Estrada Real 2008) Dia 02: Gruta do Salitre

Acordamos às 6h30, e começamos a caminhada para a Gruta do Salitre às 7h15 . Seguindo nosso bom senso, os marcos da Estrada Real e pedidos de informação (só por garantia), chegamos à gruta em pouco menos de 2h de caminhada. Com muita poeira, ladeiras suaves e população local curiosa, percorremos o caminho de 9Km levando apenas água e máquina digital. A recompensa não poderia ser melhor! Nenhuma palavra faria juz à beleza que vimos e as fotos mostram, de uma forma bem reduzida, a beleza e a imponência do passeio.

Gruta do SalitreComo saímos da Gruta do Salitre (foto) pouco depois de 10h e precisávamos desocupar o quarto no hotel ao meio-dia, resolvemos pedir carona para voltar. Conseguimos carona num trecho e o restante do percurso percorremos a pé, chegando à pousada às 11h15. Nos aprontamos rapidamente e entregamos o quarto, deixando as mochilas guardadas na recepção.

Almoçamos no Jequitilanches (R$5,00 o PF) e fomos visitar o Corpo de Bombeiros, cuja sede é numa antiga Estação Ferroviária; a Igreja do Sagrado Coração de Jesus (em estilo neo-gótico) e o seminário anexo de mesmo nome (ambos não constam na lista de atrativos da cidade, mas não deixe de conhecer). Resolvemos ir de ônibus para São Gonçalo do Rio das Pedras e compramos as passagens para às 15h30 (horário único, R$8,00/pessoa, pela Vale do Ouro). Pegamos as malas no hotel e embarcamos sem nem esperar.

Ônibus velho e lotado, viagem de 1h30, seguindo pela Estrada Real num trecho de ladeiras íngremes, curvas acentuadas e muito calor. Passamos pelos povoados de Vau e Ribeirão e descemos no bucólico centro de São Gonçalo do Rio das Pedras (o ônibus continuou). Nos hospedamos na Pousada Pequi, que foi a primeira que encontramos. O banho era bom, mas o quarto não tinha TV nem rádio! Dormimos cedo, logo depois de jantar uma feijoada na pousada.

Informações locais:
  • Pousada Pequi: R. Jatobá, s/n - Tel:(38) 9971-0996 - (R$70,00/casal)