terça-feira, 22 de julho de 2008

(Estrada Real 2008) Dia 05: Serro encanta!

Acordamos 8h30, tomamos café da manhã com direito ao famoso queijo de Serro, e saímos para conhecer melhor a cidade, tirar dinheiro (desde Diamantina não havia agências bancárias) e ver como lavaríamos nossas roupas. A roupa acertamos na própria na pousada (R$1,00 a peça) e o dinheiro também não foi problema, pois tinha agência do Banco do Brasil e Correios (funciona como banco postal para o Bradesco).

Prefeitura e a Câmara Municipal de SerroResolvidas as urgências, fomos conhecer a Igreja Nossa Senhora do Carmo, que fica bem no centro da cidade, logo em frente ao casarão onde hoje funciona a Prefeitura e a Câmara Municipal (foto ao lado). A igreja é realmente impressionante e em nada fica devendo às mais belas que vimos em Diamantina.

Andando pela cidade, passamos em frente a várias outras pousadas e resolvemos dormir em outro lugar na próxima noite. Antes da hora do almoço levamos nossas coisas para a Pousada Serrana e a relação custo x beneficio não poderia ter ficado melhor. Em seguida fomos almoçar no Restaurante Rancho Serrano, cuja comida foi a melhor que provamos na cidade.

Fomos ver também a antiga Casa do Barão de Diamantina (que, pasmem, fica em Serro!) e, por orientação do monitor da Igreja Nossa Senhora do Carmo, procuramos pelo Rogério na Igreja Nossa Senhora da Conceição (que estava em restauração) que nos deu uma verdadeira aula, não apenas sobre a igreja e sua arte sacra, como também sobre o processo de restauração e sobre toda a cidade, do passado à condição atual. Ele ainda nos mostrou a igreja sendo restaurada. Essa conversa toda que tivemos foi determinante para a boa impressão que tivemos da cidade.

Depois fomos visitar a Igreja do Bom Jesus do Matozinho (ainda em restauração, mas que também visitamos) e a Casa de Fundição do Ouro (atual Casa de Caridade Santa Tereza) onde recentemente caiu um raio e por isso estava fechada. Depois fomos buscar as roupas lavadas, passamos numa Lan House para descarregar as fotos e fomos jantar. Dormir cedo não foi problema depois de um dia tão movimentado e dormimos às 22h.

Informações locais:
  • Pousada Serrana: Trav. Magalhães, 55 - Tel:(38) 3541-1949 - (R$70,00/casal)
  • Rest. Rancho Serrano: R. General Osório, 5 - Tel:(38) 3541-2095 - (R$15,00/kg)