sábado, 26 de julho de 2008

(Estrada Real 2008) Dia 09: Barão de Cocais

Santuário São João BatistaAcordamos perto de 8h30 para tomar café e acabamos conhecendo o Marquinho, dono da Pousada, que nos ofereceu uma carona, que aceitamos prontamente, até Cocais na hora do almoço. Aproveitamos a manhã livre para conhecer o Santuário São João Batista (foto), aparentemente o único atrativo local além da mineração.

Ao meio dia fomos para o distrito de Cocais e, como o Marquinhos nasceu lá, foi nos contando sobre a história e a geografia do lugar. Almoçamos no único lugar possível em Cocais (R$6,00 o PF) e visitamos o que foi possível, pois infelizmente o distrito de Cocais está sendo gradativamente descaracterizado e o pouco preservado estava fechado. Também não visitamos o Sítio Arqueológico da Pedra Pintada a cachoeira homônima, pois a Paula ainda não conseguia colocar tênis, e resolvemos voltar para Barão de Cocais.

Pegamos o ônibus para Mariana (vários horários, R$20,00/pessoa, pela Vale do Ouro) e quase 21h descemos no centro histórico e nos descobrimos no meio do Festival de Invernos de Mariana e Ouro Preto! Na verdade sabíamos do festival, mas planejávamos chegar depois dele; mas viajar de ônibus adiantou nosso cronograma. Rodamos quase 1h para encontrar um lugar pra dormir e acabamos ficando na única opção ainda com vaga, a Pousada Chafariz! Um lugar meramente aceitável, com preço bem alto. Chegamos, tomamos banho e dormimos; e nem assistir ao show do Arnaldo Antunes, que era de graça, nós fomos!

Informações locais:
  • Pousada do Chafariz : R. Cônego Rego, 149 - Tel:(31) 3557-1492 - (R$132,00/casal)