quarta-feira, 30 de julho de 2008

(Estrada Real 2008) Dia 13: Ladeiras em Ouro Preto

Vista da janelaAcordar cedo todo dia não é fácil. Pela manhã há neblina e faz frio, e acordar, tomar café e ter coragem para sair não tem sido fácil. Saímos somente às 9h (foto) e fomos levar as roupas pra lavar perto da Estação Ferroviária.

Aproveitando que já tínhamos descido, visitamos a tão falada Matriz de Nossa Senhora do Pilar (R$2,00/estudante), tida como a terceira igreja mais rica do Brasil, a Igreja do Bom Jesus do Matozinho (e o convento anexo). Na volta, visitamos a fabulosa Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (R$2,00/pessoa) e perambulamos um bom tempo até encontrar a Capela de Nossa Senhora do Bonfim e a Capela de São José, que estavam fechadas.

Almoçamos no Acaso85, o estabelecimento comercial mais impressionante da viagem, tanto pela deliciosa comida mineira, como pelo ambiente.

De barriga cheia, encaramos ladeiras íngremes para visitar a Igreja São Francisco de Paula (R$2,00/pessoa). Depois, aproveitando a proximidade, fomos na rodoviária e já compramos as passagens para São Paulo (3 horários, R$97,50/cada, pela Útil). Na volta, visitamos a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (ou Mercês de Cima), cujo nome já explica muito e o Teatro Municipal (R$1,00/estudante), o mais antigo ainda em funcionamento das Américas.

Novamente não deu tempo de jantar! Voltamos para tomar banho e eu saí para conhecer o Guiordano (que eu conheci pelo CouchSurfing) e a Paula preferiu ficar dormindo. Fomos ao Barroco, na rua direita, e ficamos ate 21h30 conversando, tomando cerveja, comendo coxinha (das melhores que já comi) e mandioca!

Informações locais:
  • Acaso85: Largo do Rosário, 85 - Tel:(31) 3551-2397 - (R$22,00/kg)