sábado, 13 de setembro de 2008

(Caraguatatuba) Morro do Santo Antônio

O Morro do Santo Antônio em Caraguatatuba-SP sempre foi um dos pontos turísticos de maior relevância da cidade, pela bela vista panorâmica e a rampa de vôo livre. Ainda assim eu me lembro de ter subido lá apenas uma vez na minha vida, quando ainda era criança. Resolvi então revisita-lo após a reforma do acesso.

A subida do morro começa no início da Avenida Brasil, que segue até literalmente o "pé do morro"! Após seguir a rua alguns metros (em direção ao morro), à direita há uma grande placa (onde, por algum motivo bizarro, encontrei uma cabeça de bode!) que marca o inicio da subida. Pode-se percorre-la de vários meios pois o trajeto é pavimentado, com bom escoamento da chuva e possui pontos de descanso.

Após a placa, a subida começa com inclinação moderada, serpenteando pela montanha e proporcionando, (em dias sem neblina) excelente vista da Serra do Mar e da Mata Atlântica circundantes. Depois da metade do percurso, o caminho não segue mais voltado para a serra e sim para o mar. Pode-se avistar toda a baia de Caraguatatuba e a praia de Martim de Sá. Nessa segunda metade a inclinação é mais acentuada.

Vista de CaraguatatubaNo topo, alcançado após 45min de caminhada, é impossível não notar a colossal feiura da estátua de Santo Antônio, em seus 15m de altura. Igualmente marcante, mas pela beleza, é a vista panorâmica da rampa sul (foto), de onde parte quem se aventurar no vôo livre.

Lá em cima, descansamos e tiramos fotos, mas descemos logo. A única infra-estrutura lá no alto são banheiros químicos e já estávamos com fome. Descemos em apenas 10min (para descer, até santo feio ajuda) e em muito trechos fomos correndo devido à grande inclinação.

Local: Morro do Santo Antônio
Tempo: 45min a pé (pode ser feito de carro)
Dificuldade: Fácil (subida de 320m)
Atrativo: Vista panorâmica da cidade
Valor: Grátis
Dica: Leve água e, se for ficar bastante tempo, leve também lanche.
Mapa

Quem estava:
Picasaweb + fotos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Os autores e administradores deste blog não se responsabilizam pelas opiniões emitidas nos comentários;
- Comentários ofensivos, spam e propagandas serão removidos;
- Caso espere uma reposta, não se esqueça de deixar uma forma de contato;