sexta-feira, 31 de julho de 2009

(Estrada Real 2009) Dia 06: Morro Vermelho

A contra gosto, acordamos às 7h30. Tomamos café da manhã e fomos resolver as últimas coisas em Sabará (banco e correio), mas enrolamos tanto que quase perdemos o ônibus de 10h10 para Caeté!

Depois da uma viagem de 45min, chegamos a Caeté e rapidamente fomos procurar um lugar para nos hospedar. Ficamos no Hotel JM, próximo ao centro histórico (mas não nele). Como já era 11h30, almoçamos rapidamente em um restaurante perto do hotel e voltamos na rodoviária para pegar o ônibus de 12h30 para Morro Vermelho, distrito de Caeté

Igreja de Morro VermelhoAo chegarmos em Moro Vermelho às 13h15 que, apesar de ter sido o palco da primeira guerra civil do Brasil, nos pareceu o lugar mais pacato e bucólico no Caminho do Sabarabuçu, onde está a 1º igreja de alvenaria do Brasil (foto). Visitamos a igreja, conversamos um pouco com os locais e começamos nossa caminhada de retorno para Caeté.

Os 9km até Caeté possuem sombra, subidas e descidas suaves e intenso trafego de veículos pesados de mineração. A bela paisagem e as construções da linha férrea fizeram desse trecho um dos mais prazerosos por onde caminhamos. Caminhando entre a bela vegetação do cerrado, veículos de manutenção da ferrovia e pontes gigantescas, chegamos em Caeté às 16h.

Depois de passar por toda a periferia e caminhar às margens de estradas sem acostamento, retornamos ao centro de Caeté. Embora não estivéssemos realmente cansados, resolvemos ficar descansando no hotel, já que opções noturnas em uma segunda-feira simplesmente não existem! Dormimos à meia noite, depois de jantar pizza delivery por pura falta de opção.

DICAS:
  • Há ônibus para Morro Vermelho, saindo da rodoviária de Caeté, somente às 5h30, 12h30 e 17h30.
  • Se desejar conhecer o interior da Igreja N. S. de Nazaré, pergunte aos moradores locais sobre quem guarda a chave da igreja.
Informações locais:
  • Hotel JM: R. do Rosário, 625, Centro - Tel: (31) 3651-2329 (apartamento duplo: R$40)

Quem estava:
Picasaweb + fotos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Os autores e administradores deste blog não se responsabilizam pelas opiniões emitidas nos comentários;
- Comentários ofensivos, spam e propagandas serão removidos;
- Caso espere uma reposta, não se esqueça de deixar uma forma de contato;