sábado, 13 de março de 2010

(Brasília) Arquitetura Pública

Acordamos antes das 9h, tomamos café da manhã (no hotel) e voltamos a dormir. Acordamos novamente quase 11h. O Brás passou no hotel ao meio dia e, como já tínhamos tomado café da manhã, fizemos apenas um brunch na rua, e fomos levar esposa do Brás na UnB (ela passaria o final de semana todo fazendo monografia). De lá fomos conhece a Esplanada dos Ministérios com a devida calma.

Congresso Nacional Antes porém; voltamos no Complexo Cultural da República, só que dessa vez durante o dia! Infelizmente a Catedral de Brasília estava em reforma (para a comemoração dos 50 anos da cidade) mas nem assim sua arquitetura impar deixou de impressionar. De lá seguimos a pé para Esplanada dos Ministérios e fomos até o Congresso Nacional (foto), aonde chegamos às 14h, com sol a pino!

Depois de conhecer a fachada dos prédios mais próximos (Congresso Nacional (foto), Palácio da Justiça e Palácio da Alvorada) visitamos o Palácio do Itamaraty. A visitação guiada durou 30min e foi, isoladamente, a melhor parte da viagem. A escultura Metamorfose (de Franz Weissmann), que parece lembra um caleidoscópio, e o lustre Revoada são tão curiosos quanto impressionantes! O Meteoro, na fachada, coroa o prédio!

Terminamos a visita às 16h15 e fomos conhecer a sede do STJ, o Pombal e o Monumento aos Candangos; todos na Praça dos Tres Poderes. Infelizmente fomos embora às pressas, 20min depois, fugindo de uma tempestade que insistiu em contrariam a fama de aridez do Planalto Central. Voltamos para o hotel e descansamos durante o restante da tarde.

À noite, a Pri não animou para ir numa festa dos amigos do Brás, e ficou dormindo. Brasília parece não ter muita agitação noturna, se comparada a outras capitais que conheci. A festa que fomos lembrava muito uma festa de republica universitária; mas mesmo tendo que pagar entrada as bebidas eram vendidas (e a casa era uma mansão). Fiquei na festa até de madrugada (não imagino que horas eram) quando os amigos do Brás me deixaram no hotel, já que ele foi embora antes. Valeu a pena!

DICA:
  • Não deixe de conhecer o interior do Palácio do Itamaraty. É de graça, não precisa agendada (você precisará esperar o próximo grupo), com duração aproximada de 30min. É permitido fotografar em poucos lugares. Visitas guiadas de 2ª a 6ª (14h às 16h30), Sáb e Dom (10h às 15h30).

Quem estava:
Picasaweb + fotos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Os autores e administradores deste blog não se responsabilizam pelas opiniões emitidas nos comentários;
- Comentários ofensivos, spam e propagandas serão removidos;
- Caso espere uma reposta, não se esqueça de deixar uma forma de contato;